Molho de humus

Este receita queria muito colocar no site, mas não é fácil. Então, é muito gostoso e saudável e me lembra dos tempos atrás quando visitei o Oriente. La, eles comem no pão sírio. Mas não é fácil. Precisa de persistência, de paciência e de perseverança. Precisa também de materiais e ingredientes bons, por exemplo, um liquidificador forte e o tahine, um creme de gergelim.

Ingredientes:
225 gr grão de bico, deixe um noite na água e depois ferver por 30 minutos.
Caldo de cozadura
4 dentes de alho
1 limão, amarelo
3-4 colher de sopa tahine (esta no supermercado ao lado dos azeites)
2 colher de sopa azeite
Salsa fresca
2-3 colher de chá pimenta doce em pó
0-3 colher de chá cominho em pó
Sal e pimenta
 
Modo de preparo:
Numa tigela adiciona todos os ingredientes, para depois usar o liquidificador: os grãos de bicos, um pouco de caldo de cozadura (25-50 ml) os dentes de alho, o suco de limão (não tudo), o tahine, o azeite, a salsa picada, a pimenta doce e o cominho e a sal e a pimenta.  Depois pode adicionar mais destes ingredientes se quiser. Depende de seu gosto.
Então mexe todos os ingredientes até ficar uma pasta ou creme cremoso e homogêneo. Parece fácil, mas não é. Até ficar cremoso, as vezes, tem que adicionar mais caldo de cozadura. Mas as vezes os grãos não querem ser batidos então tem que dar um jeito disso.
Ao fim ficara um creme, com sabor único, não muito apimentado nem acido, que pode usar nos vários pratos: pão, alface ou salada.
Bom apetite!

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: